MUSEU MILITAR
Peter
MUSEU MILITAR DO BUÇACO
Situado no pequeno lugar de Almas do Encarnadouro, na Serra do Buçaco, o Museu Militar do Buçaco é o único museu do municipio da Mealhada e recolhe nas suas salas o espólio da Batalha do Buçaco travada em 27 de Setembro de 1810 entre as tropas napoleónicas sob o comando do Marechal Massena e as anglo-lusos, comandadas pelo Duque de Wellington.
Estava-se então no coração da Terceira Invasão Francesa, com os franceses a percorrerem a margem direita do Mondego em direcção a Coimbra e Lisboa, depois da tomada de Ciudad Rodrigo, Almeida e Viseu .
Wellington, com o seu exército estendido pelos cumes da Serra do Buçaco entre a Senhora do Monte Alto (Penacova) e o Ninho da Águia (Aljeriz), resolve aproveitar a posição vantajosa que detinha nas alturas escarpadas da serra para fazer frente ao inimigo e infligir-lhe uma das primeiras derrotas do Império de Napoleão. Com efeito, na noite de 27 de Setembro, as tropas francesas forçaram a passagem pelas estradas que de Viseu conduziam a Coimbra atravessando os altos do Buçaco e foram de pronto repelidos com valentia e audácia pelo exército anglo-luso.
O Museu Militar do Buçaco , criado e inaugurado em 1910 quando do lº Centenário do acontecimento com a presença do Rei D. Manuel II, mostra nas suas salas o rico legado da época, nomeadamente peças militares do principio do Séc XIX, figuras uniformizadas, guiões e medalhas, material e equipamento diversos, uniformes, gravuras, uma peça de campanha de 9 libras que tomou parte na batalha e respectiva guarnição, evocações miniaturizadas e uma completa maquete mostrando as posições das forças em combate.
Outros locais históricos a visitar : Capela de Nª Srª da Victória, que serviu de hospital de sangue durante a batalha, Obelisco Comemorativo da Guerra Peninsular, Posto de Comando do Marechal Duque de Wellington, Moinho de Sula, Ruinas do Moinho da Moura, posto de comando do Marechal André Massena.
Museu encerra às 2ªs feiras. Aberto de terça a domingo das 09,00 /17,00 H
Remodelado em Maio de 2007 , inclui a reconstituição da batalha em miniatura.
A não perder.